Tampão biológico
O ph influencia diversas funções metabólicas, por exemplo, a carga final das proteínas, a atividade enzimática, as características da membrana celular, a regulação de funções celulares e a pressão osmótica nos vários compartimentos do corpo (em consequência da carga final das proteínas fixada no interior das células).
Sendo assim, a presença de sistemas tampões se faz necessária e importante para manter o pH corpóreo constante, bem como mecanismos fisiológicos de regulação do equilíbrio ácido-base. Os tampões mais importantes encontrados no sangue são os sistemas CO2/HCO3- e a Hemoglobina. Outras moléculas que também influenciam neste equilíbrio são o fosfato, a amônia e a albumina. Além disso, diversos órgãos (não só os pulmões) também são importantes, regulando a excreção de ácidos ou bases, quando necessário.
Tampão Sanguíneo: A solução-tampão é geralmente uma mistura de um ácido fraco com o sal desse ácido, ou uma base fraca com o sal dessa base. Essa solução tem por finalidade evitar que ocorram variações muito grandes no pH ou no pOH de uma solução. A seguir temos alguns exemplos de soluções-tampão:
- Ácido fraco: ácido acético (H3CCOOH) -Sal desse ácido: acetato de sódio (H3CCOONa) - Base fraca: Hidróxido de amônio: (NH4OH) - Sal dessa base: Cloreto de amônio: (NH4Cl)
A eficácia da solução-tampão pode ser vista no nosso sangue, onde, mesmo com a adição de ácido ou base em pequenas quantidades ao plasma sanguíneo, praticamente não há alteração em seu pH. O sangue humano é um sistema-tampão ligeiramente básico, ou seja, é um líquido tamponado: seu pH permanece constante entre 7,35 e 7,45. Um dos tampões mais interessantes e importantes no sangue é formado pelo ácido carbônico (H2CO3) e pelo sal desse ácido, o bicarbonato de sódio (NaHCO3).
H2CO3: presente em grande quantidade, pois, sendo um ácido fraco, sofre pouca ionização; H+: proveniente da ionização do H2CO3; HCO3-: também presente em alta quantidade,