Sistena tampão

1085 palavras 5 páginas
EDILSON ALVES DE SANTANA
REGISLAN ALVES DE SANTANA

SISTEMA TAMPÃO

Trabalho apresentado à Faculdade Zacarias de Góes - FAZAG, como requisito parcial no Curso de Licenciatura em Educação Física, sob a orientação do professor. Paula F. Grutka Bueno.

Xique-Xique
2012

Sistema Tampão

Esse trabalho relata sobre as propriedades do sistema tampão, bem como dos fatores que determinam a sua eficiência e a utilização dos tampões biológicos. Sendo que, o sistema tampão é qualquer substância que pode se ligar aos íons hidrogênios, formada por uma base fraca. Os tampões têm a propriedade de resistir a mudanças no pH. Isto ocorre porque essas soluções contêm um componente ácido e um básico em sua constituição. Para que possamos entender o mecanismo de ação dessas soluções, vamos considerar o sistema tampão ácido acético e acetato de sódio.
Desde que o sal (acetato de sódio) é um eletrólito forte, em solução aquosa estará completamente dissociado. O ácido acético estará em equilíbrio com seus íons.
CH3COOH(aq) CH3COO–(aq) + H+(aq)
A constante de ionização para o ácido acético é dada por:
É importante ressaltar que, na solução tampão, a principal contribuição para a concentração de íons acetato, a base conjugada do ácido acético, é proveniente do sal. Portanto, a ionização do ácido acético é negligenciável frente ao excesso de sal (efeito do íon comum), assim como é negligenciável a hidrólise do íon acetato frente ao excesso de ácido acético. Por isso, é possível reescrever a expressão da constante de equilíbrio para o ácido acético, substituindo-se o termo [CH3COO–] (que representa a base conjugada do ácido) por [Sal]:
Assim, é possível verificar o que acontece com uma solução tampão, composta por ácido acético e acetato de sódio, quando a ela for adicionado um ácido ou uma base fortes.
Sistema tampão é uma mistura de um acido fraco e do seu sal acido capaz de captar e libertar H+. Os ácidos fracos é que constitui o sistema

Relacionados

  • Traabalhoo FISIO
    7035 palavras | 29 páginas