Tamires Diversidade Histórica Linguistica E Cultural
PEDAGÓGIA
TAMIRES OLIVEIRA DE JESUS
PORTIFÓLIO: Diversidade Histórica, Linguística e Cultural
Jequié
2013
TAMIRES OLIVEIRA DE JESUS
PORTIFÓLIO: Diversidade Histórica, Linguística e Cultural
Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, como requisito parcial para a obtenção de notas para as disciplinas: Sociedade e Diversidade no Contexto Educacional; Processo Educativo no Contexto histórico-Filosofico; Comunicação e Linguagem; Seminário I.
Orientador: Okçana Battini; Fábio Luiz; Bernadete; Márcia Bastos; Lílian Salete
Jequié
2013
INTRODUÇÃO
A diversidade refere-se à abundância de coisas diferentes, à variedade e à diferença. Falar sobre diversidade é tentar entender a variedade e convivência de ideias, características ou elementos diferentes entre si, em determinado assunto, situação, ou ambiente. A ideia de diversidade está ligada aos conceitos de pluralidade, multiplicidade, diferentes ângulos de visão ou de abordagem, heterogeneidade e variedade. E, muitas vezes, também, pode ser encontrada na comunhão de contrários, na interseção de diferenças, ou ainda, na tolerância mútua.
A linguística, por sua vez, é aquilo que pertence ou que está relacionado com a linguagem. A diversidade linguística, neste trabalho foi relacionada com a existência e a convivência de línguas diferentes. O conceito defende o respeito por todas as línguas e promove a preservação daquelas que se encontram em vias de extinção por falta de falantes.
Cultura é um termo com várias acepções, em diferentes níveis de profundidade e diferente especificidade. São práticas e ações sociais que seguem um padrão determinado no tempo. Refere-se a crenças, comportamentos, valores, instituições, regras morais que permeiam e "preenchem" a sociedade. Explica e dá sentido a cosmologia social, é a identidade própria