LETRAMENTO E ALFABETIZA O IV SEMESTRE 1
CURSO: PEDAGOGIA
DISCIPLINA: Letramento e Alfabetização
PALOMA CONSTANTINO DA SILVA RA 437388
SÂMIA TAMIRES PINHEIRO DA SILVA RA 437018
MAGNÓLIA MAURÍCIA DA SILVA RA 406353
ATAIZES NASCIMENTO RA 437398
ALINE DA SILVA SANTOS RA 436792
LATRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO Profa. Kate Oliveira Kumada
SENHOR DO BONFIM, NOVEMBRO DE 2014
LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO
APRESENTAÇÃO
O ato de ler e escrever deve começar a partir de uma compreensão muito abrangente do ato de ler o mundo, coisa que os seres humanos fazem antes de ler a palavra.
Até mesmo historicamente, os seres humanos primeiro mudaram o mundo depois revelaram o mundo e seguir escreveram as palavras.
Alfabetizar letrando é ensinar a ler e escrever no contexto das práticas sócias da leitura e da escrita, assim o educando deve ser alfabetizado e letrado. A linguagem é um fenômeno social, estruturada de forma ativa e grupal do ponto de vista cultural e social.
Relatório 1: “Estar alfabetizado é...”
De acordo com Paloma, Athaizes e Magnólia alunas do 4º semestre de pedagogia, estar alfabetizado é mais que uma emancipação é atribuir significado e sentido às funções sociais vinculadas à escrita é ser capaz de compreender diferentes tipos de textos, possuir um vasto repertório de entendimento e habilidades para relacioná-los. A alfabetização deve ser compreendida como processo que vai muito além das aquisições. Segundo Aline e Sâmia estar alfabetizado é uma concepção complexa, por que a escrita não promove o desenvolvimento do intelecto, mas, sim, a reflexão e o uso da multiplicidade de funções da escrita.
Os adultos não alfabetizados, apesar de não dominarem o código escrito, estão mergulhados em um universo letrado que oferece possibilidades para um pensamento alfabetizado. Minha colega de trabalho Edialine é estagiaria, e sua experiência vem a somar para essa definição de estar alfabetizado, por que durante muito tempo, acreditou-se que, primeiro, os