ATPS Org Met Ensino Fund
Organização e Metodologia do Ensino Fundamental
Professora: Raquel Spinelli
Maria Mônica V. dos Santos – RA: 6793390223 – 5ª Série
Natalia D. Oliva – RA: 1299533772 – 5ª Série
Suellen C. Casaroti da Silva - RA: 7256599393 – 4ª Série
Tamires Ap. de Oliveira – RA: 7627720000 – 4ª Série
Tayne M. Viana – RA: 7010514355 – 5ª Série
Limeira 2015
ETAPA 1
Definições de Concepções de: Criança, Educação Infantil e de Ensino Fundamental.
Concepção de Criança
A concepção da criança se reflete no que ela vê, aprende e vivência no dia á dia com a família e a sociedade, elas são curiosas, criativas e cheias de imaginação e espontaneidade, pois elas vivem num mundo de faz de conta que é imaginário, mas muito criativo.
A criança, como todo ser humano, é um sujeito social e histórico e faz parte de uma organização familiar que está inserida em uma sociedade, com determinada cultura e um determinado momento histórico. Possui uma natureza singular, que a caracteriza como ser que sente e pensa o mundo de um jeito muito próprio precisando ser compreendido e respeitado. (Amaral, 2010). A criança é um ser lúdico que faz suas próprias construções através do brincar, do encenar, do estabelecimento de vínculos afetivos e de situações prazerosas que a auxiliam na construção e na reorganização de suas ideias e sentimentos sobre o mundo, as pessoas e sobre si mesma. (Corsaro,1997). Ela amplia o conceito de mundo através da estimulação de suas habilidades, de desafios propostos, partindo do pressuposto de que já existe nela uma capacidade de adquirir o conhecimento, ou seja, que ela é um sujeito participativo e interativo na construção do conhecimento e de seu processo de desenvolvimento.
Segundo Corsaro (1997, p. 5), “as crianças são agentes ativos que constroem suas próprias culturas e contribuem para a produção do mundo adulto”. Mais que imitação, suas produções são singulares e inovadoras. Considerá-las como sujeitos ativos e