Onycophora E Tardigrada
Do grego ónychos = garras e phoros = portador.
São animais terrestres, sendo conhecidas 110 espécies. Variam de 5 mm a 15 cm, com os machos sempre menores que as fêmeas (dismorfismo sexual). Possuem segmentação fortemente homônoma. Apresentam cores distintas e papilas, e, escamas na superfície do corpo.
Habitam ambientes escuros para evitar a dissecação do corpo. Habitam a serrapilheira, ecossistema que gera o húmus fornecendo nutrientes.
Apresentam três pares de apêndices na cabeça: um par de antenas carnosas, um par de papilas orais e um par de mandíbulas. Localizados abaixo das antenas estão seus grandes olhos. Possuem de 13 a 43 pernas locomotoras (lobópodes).
OBS: Apêndices da cabeça superficialmente anelados, mas não são articulados, não são segmentados e não apresentam musculatura intrínseca. Assim também são os lobópodes.
Paredes do Corpo
Possuem corpo coberto por uma cutícula quitinosa fina, flexível e muito permeável. A cutícula não é calcificada, mas passa por mudas periódicas. Apresentam musculatura longitudinal, circular e diagonal.
Locomoção
*Lobópodes = pernas
Pernas movidas unicamente por musculatura extrínseca e forças hidrostáticas da hemocele. Não são segmentadas e estão organizadas em pares ventro-lateralmente com uma garra terminal ou gancho, que fixa o animal no substrato e o trás para frente.
Apresentam musculatura circular e longitudinal bem desenvolvida, o que proporcionou o movimento peristáltico do corpo.
OBS: Os lobópodes não apresentam movimentos independentes.
Alimentação e Digestão
Carnívoros, se alimentam de vários invertebrados diminutos. Possuem glândulas secretoras de muco que se abrem nas papilas orais, imobilizando a presa no momento da alimentação. Além disso, possuem glândulas salivares e um par de mandíbulas.
Sistema Circulatório e Trocas Gasosas
Esses animais apresentam sistema circulatório aberto (consequência da artropodização). Possuem corações dorsais, que bombeiam o sangue em direção a