Conhecimento empricio
5647 palavras
23 páginas
As fronteiras na era da globalização e os novos rumos da GeografiaPolítica
Tamires Regina Aguiar de Oliveira Cesar1
Edu Silvestre de Albuquerque2
Resumo
A temática de fronteiras é recorrente na geografia desde os pioneiros esforços de sistematização empreendidos por F. Ratzel até os dias atuais, como se denota da presente análise dos artigos publicados nos periódicos on line de geografia indexados com Qualis – CAPES (estratos A1, A2, B1 e B2). Espera-se discutir as problemáticas e dificuldades epistemológicas das distintas abordagens teóricometodológicas de fronteira.
Palavras-chave: Fronteiras; Geografia Política; Epistemologia da Geografia.
The frontiers in the era of globalizations and new direction of Political
Geography
Abstract
The frontier is a recurring theme in geography from the pioneering efforts systematization by F. Ratzel to the present day, as it denotes the present analysis of articles published in journals indexed online geography with Qualis - CAPES (stratum
A1, A2, B1 and B2). Expected to discuss the problems and difficulties of the different epistemological theory and methodology of the frontier.
Keywords: Frontiers; Political Geography; Epistemology of Geography.
Introdução
A noção de fronteira aparece como categoria basilar na história da ciência geográfica, delimitando a abrangência espacial de fenômenos sociais em suas dimensões política, cultural e econômica. No geral, os estudos de fronteira navegam um tanto constrangidos pela aparente dicotomia entre linha-separação políticojurídica e zona de interação sociocultural e econômica.
Nas origens da Geografia moderna, seu emprego mais sistemático ocorre a partir da geografia política de Friedrich Ratzel. Para o geógrafo prussiano a categoria fronteira aparecia intimamente associada ao Estado nacional, como se denota da assertiva de que “As fronteiras são o órgão periférico do Estado, o
1
BIC/Fundação Araucária-UEPG. Contato: tamyitape@yahoo.com.br
Doutor em