Regras de Segurança no Laboratório
Laboratórios: alguns lembretes fundamentais
A palavra “laboratório” significa labor = trabalho + oratium (ou oratorium) = local de reflexão. Portanto, laboratório refere-se a um local de trabalho e concentração, não necessariamente perigoso, desde que sejam tomadas certas precauções.
Os laboratórios das áreas biológica e química são locais onde podem ser encontrados tanto contaminantes de origem biológica quanto química e materiais inflamáveis e/ou tóxicos são manuseados, entre outros. Esta característica requer uma atenção especial e um comportamento adequado para reduzir ao mínimo o risco de acidentes. PORTANTO, a observância das normas de segurança pessoal são importantes para a integridade física das pessoas que atuam de forma permanente (professores e técnicos) ou eventual (pessoal de limpeza, alunos etc). Constantemente devem ser feitas avaliações de riscos e tomadas de medidas de controle que, rigidamente observadas, propiciam condições de trabalho em níveis de segurança adequados.
O descuido, a pressa e a ignorância de possíveis perigos são as causas principais de acidentes em laboratórios. Por isso, leia com atenção as instruções abaixo e jamais brinque nestes ambientes.
Entre os riscos mais comuns destacam-se os seguintes:
uso de substâncias tóxicas, corrosivas, inflamáveis, explosivas, muito voláteis etc.; manuseio de material de vidro; trabalho envolvendo temperaturas muito elevadas; trabalho com pressões diferentes da atmosférica; uso de fogo; uso de eletricidade.
Os produtos químicos mais agressivos ao homem e ao meio ambiente podem ainda afetar pessoas que não têm conhecimentos de suas características, como é o caso do pessoal da coleta de lixo, catadores de lixo etc. Estes, por serem leigos no assunto, ficam sobremaneira expostos às consequências do seu manuseio inadequado.
Riscos relacionados aos produtos químicos
Além do contato direto com a pele, os diversos agentes químicos