tambor de crioula
Danielle Castro da Silva 1
Andrea Teresa Martins Lobato 1
(1. UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA)
INTRODUÇÃO:
O Tambor de crioula é uma manifestação maranhense de origem afrodescendente que tem nas suas toadas um espaço de conjugação artística das questões sócio-culturais que envolvem as comunidades de brincantes, bem como de expressão da força e do valor do povo negro do Maranhão. Traz como principais temáticas a louvação a São Benedito, o santo negro, do mesmo modo que os elementos cotidianos que circundam os brincantes. Desvendar as relações estabelecidas entre o meio sócio-cultural dos brincantes e a criação poética nas festas de tambor é o problema central da pesquisa. Objetiva-se demonstrar o significado das toadas para a comunidade nas festas destinadas ao pagamento de promessas a São Benedito.
METODOLOGIA:
Entre as atividades metodológicas destacam-se o método de abordagem indutivo, de natureza teórico-prática, através da observação das festas do Tambor de Crioula e do cotidiano da comunidade, por meio de análise e tratamento dos dados coletados, quais sejam: entrevistas, testemunhos e as próprias toadas do Tambor. Também se ressalta a pesquisa bibliográfica tanto de fontes primárias, mais específicas sobre o Tambor de Crioula, quanto de fontes secundárias.
RESULTADOS:
Verificou-se que a brincadeira do Tambor de Crioula é condição imprescindível para a maioria das festas em louvação a São Benedito e que no momento do pagamento das promessas há certo ritual constituído de reza de ladainhas, abertura do tambor com uma roda em que as brincantes dançam com a imagem de São Benedito na cabeça, enquanto os cantadores entoam canções em homenagem ao santo e dança até o amanhecer. As toadas têm uma importância extrema no pagamento das promessas, sendo a sua feitura quase sempre, nessas ocasiões, inspirada por temas