Talentos E Habilidades
Talentos e Habilidades
A respeito de um texto anterior (Proatividade na procura de trabalho – AlmanaqueRH, 11/05/07) foi-nos sugerido falar sobre talentos e habilidades, elementos ali citados.
Na metodologia utilizada pelo Instituto 2000 para a procura de trabalho, em todas as fases do processo destacamos a importância dos talentos e habilidades.
Habilidade é a forma como realizamos o conhecimento. O que aprendemos tem pouca importância se não soubermos utilizá-lo. No fundo, as habilidades são mais importantes do que o conhecimento.
O que confunde bastante as pessoas na procura de trabalho é que elas se prendem demais aos aspectos formais, como registro de emprego na carteira de trabalho e cursos freqüentados. Eles são importantes, sim, mas não podemos de forma alguma ignorar as habilidades que temos. Mesmo porque, muitas vezes elas não são o fruto da escola ou do trabalho.
Por outro lado, é muito mais efetivo trabalharmos com as habilidades que temos do que ficar lamentando aquelas que nos faltam. É sobre as habilidades que devemos construir nossa campanha de procura de trabalho. E se faltarem algumas habilidades, deveremos ir à procura delas, e não ficar esperando que algum milagre aconteça.
COMO DETECTAR AS HABILIDADES
Para descobrir as habilidades, um bom caminho é relacionar tudo aquilo que já fizemos; em geral nossas maiores habilidades estão por detrás das atividades que realizamos com mais facilidade. Vale tudo: esporte, música, diversão etc.
Por exemplo, o futebol pode ser visto apenas a habilidade física; mas pode envolver também o trabalho em equipe, a competitividade, a liderança de time, a elaboração de estratégias para atingir a meta (literalmente). Quem pratica a esgrima pode desenvolver habilidades de atenção e observação, de coordenação física e mental, de rapidez de decisão e ação, de estratégia individual e de enfrentamento de adversário de qualquer sexo, idade e compleição física. Essas habilidades,