Assistente administrativo
Desenvolvimento de Habilidades - Carreiras - Empregos.com.br
Gestão da Competência
6º aula: Desenvolvimento de Habilidades por Dulce Magalhães
"Eu faço o que mais gosto e ainda me pagam por isso." Quantas pessoas podem dizer essa frase com convicção?
Não muitas, com certeza. Artistas, empreendedores, profissionais liberais, educadores, profissionais que gerenciam suas carreiras, um universo que parece grande, mas não representa nem 20% do mercado de trabalho. O importante é se perguntar de qual grupo você faz parte. Para estar feliz com a atividade que se exerce é fundamental o uso criativo de seus talentos naturais. Esse processo exige um amplo programa de desenvolvimento de habilidades.
O QUE SÃO HABILIDADES?
Para desenvolver habilidades é preciso, antes de tudo, reconhecê-las. E esse é um exercício para o qual não fomos treinados. Toda nossa formação tem foco em deficiências. Na escola sempre reforçaram as matérias nas quais não nos saíamos bem. Há toda uma estrutura de aulas extras, reforços, recuperação, segunda época ou até mesmo reprovação com base em nossas deficiências.
"Toda nossa formação tem foco em nossas deficiências."
Nossos pais tinham uma comunicação mais voltada para o que não deveríamos fazer do que para o que deveríamos. Nós sabíamos que não deveríamos reprovar na escola, que não deveríamos colocar os cotovelos na mesa ou comer com as mãos. A grande maioria das mensagens recebidas na infância estavam voltadas para as proibições. Assim que fomos condicionados por nossas limitações e deficiências.
O que há de perverso nesse sistema é que poucas pessoas sabem reconhecer seus talentos, suas habilidades. O que você faz melhor que todo mundo? Faz sem esforço? Adora fazer? E como utilizar profissionalmente essa habilidade? Essas são perguntas difíceis para quem foi treinado para pensar apenas no que não sabe e não deve fazer. Provavelmente a habilidade que primeiro precisamos produzir em nossa vida é a capacidade