Como desenvolver minhas habilidades para chegar em grau de excelência?
Introdução
Para desenvolver habilidades é preciso, antes de tudo, reconhecê-las. E esse é um exercício para o qual as pessoas não são normalmente treinadas. A formação de um profissional tem foco em deficiências. Na escola sempre reforçaram as matérias nas quais os alunos não se saem bem. Há toda uma estrutura de aulas extras, reforços, recuperação, segunda época ou até mesmo reprovação com base em deficiências. Provavelmente a habilidade que uma pessoa precisa produzir primeiramente em sua vida é a capacidade de reposicionar sua mente. Rever essa história. Esquecer tudo que foi ensinado sobre deficiências e focar em desenvolver o que se tem de bom, de talento.
A verdade é que, uma habilidade é um talento desenvolvido. É um potencial no qual o profissional investe, treina, aperfeiçoa, e encontra uma aplicação prática e de reconhecido valor. Sendo assim o talento é a base das habilidades, mas só ganha importância nos resultados se existe um investimento planejado para seu desenvolvimento e utilização.
Assim sendo, uma pessoa que tem uma determinada habilidade, deve aperfeiçoá-la e encontrar um meio dela ser reconhecida, pois somente desse modo, conseguirá chegar ao seu potencial máximo.
Como desenvolver minhas habilidades?
Se uma pessoa precisa diagnosticar suas habilidades, ela deve se fazer algumas perguntas, tais como: Quais são os três maiores talentos que possuo? Quanto esses talentos estão sendo usados em minhas atividades atuais? Quais os meios possíveis para aplicar mais meus talentos? Quanto tempo e de que forma invisto no desenvolvimento de meus talentos? Em que atividades meus talentos seriam mais bem reconhecidos? Que posso fazer para desenvolver novos talentos? Uma habilidade é um patrimônio que precisa ser gerenciado com competência. É preciso entender que seu "valor de mercado" depende da qualidade e da relevância de suas habilidades. Deve-se buscar ajuda com