TALAMO
O tálamo, com comprimento de 3 cm, compondo 80% do diencéfalo, consiste em duas massas ovuladas pareadas de substância cinzenta, organizada em núcleos, com tratos de substância branca em seu interior. Em geral, uma conexão de substância cinzenta, chamada massa intermédia (aderência intertalâmica), une as partes direita e esquerda do tálamo. A extremidade anterior de cada tálamo apresenta uma eminência, o tubérculo anterior do tálamo, que participa da delimitação do forame interventricular.
Com o tálamo já desenvolvido, os núcleos de base estão envolvidos, na geração de programas de movimento por meio da integração de diferentes alças corticais de feedback (córtex – núcleos de base – tálamo – córtex). Sua função principal é, portanto, a modulação dos movimentos (força, direção, excursão). Os impulsos aferentes aos núcleos da base são processados em uma via direta (promotora da atividade motora) e em uma via indireta (inibidora da atividade motora).
O tálamo também é conhecido como o “portal da consciência”, pois é nele que chegam todos os impulsos sensoriais do corpo, exceto o olfato, que são distribuídos, integrados e retransmitidos ao córtex. Além disso, participa de processos autônomos e motores.
Sendo subdividido em diversos grupos de núcleos específicos e inespecíficos (mais de 100 regiões de núcleos, incluindo corpos geniculados lateral e medial. Os núcleos específicos: controlam áreas corticais definidas (áreas primárias de projeção e áreas de associação) Os núcleos Inespecíficos: projetam-se para o tronco encefálico e para algumas áreas corticais mais