Considerações clínicas e funcionais do tálamo
O tálamo é considerado estrutura multifacetada por possuir várias funções. Por ser constituído por um agregado de núcleos de conexões bastante diferentes, o tálamo possui também funções diversas. O tálamo é uma região de substância cinzenta do encéfalo , mais precisamente duas massas neuronais situadas na profundidade dos hemisférios cerebrais. Praticamente todos os sinais nervosos ascendentes se dirigem ao córtex fazem sinapses nos núcleos do tálamo, onde são previamente organizados e controlados, tendo como exceção do sentido olfatório.(CAMBIER, 1982)
As funções mais conhecidas do tálamo relacionam-se com:
Sensibilidade - além de serem as mais conhecidas são também as mais importantes. Todos os impulsos sensitivos, com exceção do olfatório, passam em um núcleo talâmico antes de chegar ao córtex. Ao receber esses impulsos das vias lemniscais, o tálamo tem o papel de distribuí-los para áreas específicas do córtex. No entanto, além de transmitir, o tálamo também tem a função de integrar e modificar esses impulsos, pois acredita-se que o córtex só é capaz de interpretar tais impulsos após a modificação ocorrida no tálamo. Além do mais, apesar de a sensibilidade talâmica não ser discriminativa e não reconhecer forma e tamanho de objetos, alguns impulsos como a dor, a temperatura e o tato já são interpretados a nível talâmico.
Motricidade - através dos núcleos ventral anterior e ventral lateral em circuitos pálido-corticais e cerebelo-corticais.
Comportamento emocional – através dos núcleos do grupo anterior que são integrantes do sistema límbico e do núcleo dorsomedial com suas conexões com a área pré-central.
Ativação do córtex – conexões de núcleos talâmicos inespecíficos com o sistema ativador reticular ascendente. (MACHADO,)
Considerações clínicas do tálamo
Quando o tálamo é lesado junto com o córtex, a perda das funções cerebrais são muito mais importantes que quando apenas só o córtex é