Acupuntura
A artrose ou osteoartrite de joelho é uma doença degenerativa articular, de etiologia primária ou secundária, que tem sua prevalência aumentada com o envelhecimento, sendo ela á mais comum das doenças articulares (SBOT, 2007).
Organização Mundial da Saúde estima que 25% dos indivíduos acima de 65 anos sofrem de dor ou incapacidade causada por está doença.
Sendo ela uma doença crônico degenerativo, é caracterizada pela alta morbidade, sintomas de dor e incapacidade física. Atualmente não existe cura, mas tratamento que amenize o sofrimento dos pacientes. Os tratamentos mais procurados são o medicamentoso e o cirúrgico, chamados de tratamentos convencionais. Entretanto, pode-se observar que outras modalidades de tratamentos, como a Acupuntura, estão em ascenção, o que é justificado pela sua eficácia e ausência de efeitos colaterais, diferente do que ocorre com o tratamento medicamentoso e cirúrgico( XAVIER,2007).
O Chen-Chui ou a acupuntura, como é conhecido no Ocidente, é um antigo método terapêutico chinês que se baseia na estimulação de determinados pontos do corpo com agulha (Chen) ou com fogo (chuia), a fim de restaurar e manter a saúde (YAMAMURA, 2001).
A acupuntura é o conjunto de conhecimento teórico-empíricos da medicina chinesa tradicional que visa à terapia e à cura das doenças através da aplicação de agulhas moxas e outras técnicas (WEN, 2006).
O autor acima diz que, esta ciência surgiu na china em plena idade da Pedra, isto é, há aproximadamente 4.500 anos.
Derivada dos radicais latinos acus e pungere, que significam agulha e puncionar, respectivamente, a acupuntura visa à terapia e cura das enfermidades pela aplicação de estímulos através da pele, com a inserção de agulhas em pontos específicos (WEN et al. apud SZABÓ, 2001) chamados acupontos.
Nos últimos anos, a analgesia por acupuntura (AA) restringiu-se, no Ocidente, principalmente ao tratamento de dores crônicas (HAMMERSCHLAG, 2005).
As técnicas de inserção de agulhas