Estruturas E Fun Es Dos N Cleos Da Base E
DEPARTAMENTO DE SAÚDE
COLEGIADO DE MEDICINA
NÚCLEOS DA BASE
Discente: Carlos Geovane Santos Araújo
Orientadora: Giovanna Maria Nascimento Caricchio
JEQUIÉ - BAHIA
2014
Estruturas e Funções dos Núcleos da Base e do Centro Branco Medular do Cérebro
A. NÚCLEOS DA BASE
1.0 – GENERALIDADES
Tradicionalmente os núcleos da base são: CLAUSTRUM, CORPO AMGDALÓIDE,
NUCLEO CAUDADO , PUTÂME e GLOBO PÁLIDO.
Juntos, os três últimos; putâme, núcleo caudado e globo pálido, constituem o corpo estriado. Além disso, permite-se incluir entre os núcleos da base as estruturas: o núcleo basal de Meynert e o núcleo de Accumbens, este último integra o corpo estriado ventral.
O Claustrum, situado entre o putâme e o córtex da ínsula, tem função desconhecida. O corpo amigdalóide é importante componente do sistema límbico.
2.0 - CORPO ESTRIADO
2.1 – ORGANIZAÇÃO GERAL
Tradicionalmente, o corpo estriado é constituído pelo núcleo caudado, putâme e globo pálido. Estes dois últimos constituem o núcleo lentiforme. Em quase toda sua extensão o núcleo caudado é separado é separado do núcleo lentiforme pela cápsula interna, porém, unido a ele na sua parte anterior. Apesar do putâme ser topograficamente mais relacionado com o globo pálido, do ponto de vista filogenético, estrutural e funcional, suas afinidades são com o núcleo caudado. Assim, pode-se dividir o corpo estriado em uma parte recente, neoestriado/striatum – e uma parte antiga, paleoestriado/pallidum, constituída pelo globo pálido.
Existem muitas fibras ligando o núcleo caudado e o putâme ao globo pálido, e são elas que, ao convergirem para o globo pálido, lhe dão cor mais pálida nas preparações não-coradas. De modo geral, os impulsos aferentes do corpo estriado chegam ao neoestriado, passam ao paleoestriado/globo pálido, de onde sai a maioria das fibras eferentes do corpo estriado. Ao esquema do corpo estriado, juntou-se o conceito do corpo estriado ventral, constituído por extensões