10 Os N cleos da Base
Freios da natureza humana
Augusto Valadão Junqueira
Visão geral
Os núcleos da base são assim chamados por serem núcleos da base do encéfalo. Núcleo, como já vimos várias vezes, refere-se a um aglomerado de corpos de neurônios — ou seja, substância cinzenta. Existe uma camada externa no cérebro composta por substância cinzenta, o córtex cerebral. Os núcleos da base são a substância cinzenta que não se encontra no córtex, estando distribuídos por entre as muitas fibras que formam uma rede de substância branca no encéfalo.
Os principais núcleos da base que serão aqui estudados estão ligados aos movimentos somáticos, tal como o cerebelo. A diferença é que os núcleos da base irão inibir o movimento. A expressão-chave aqui é inibição dos movimentos. São como freios ativos passivamente o tempo todo, impedindo que movimentos indesejados sejam realizados. Quando queremos nos movimentar, os circuitos que estudaremos farão com que o freio se "desligue" e permita que o movimento aconteça. Outra peculiaridade dos núcleos da base em relação ao cerebelo é que eles recebem aferência apenas do córtex cerebral, enviando uma eferência exclusivamente talâmica (para enfim voltar ao córtex). O circuito dos núcleos da base é, pois, um sistema fechado integrandoos unicamente com o córtex cerebral (sendo então semelhante ao do cérebrocerebelo).
São eles o corpo estriado (que é a junção do núcleo caudado e do putame, dois núcleos iguais tanto histologicamente quanto funcionalmente), o globo pálido (dividido em externo e interno), a substância negra (um núcleo mesencefálico, diferentemente dos anteriores, que são telencefálicos) e o núcleo subtalâmico (um núcleo diencefálico). Existem também outros núcleos da base, mas não estão diretamente ligados aos movimentos somáticos. Circuito básico
O circuito básico dos núcleos da base é representado pela via córticoestriado-pálido-tálamo-cortical. Isso resume todos os parágrafos desta seção.
Capítulo 10 – Os