Talamo
. O tálamo é na verdade um agregado de núcleos de conexões muito diferentes, o que indica funções também diversas. Assim, as funções mais conhecidas do tálamo relacionam-se com:
1. Sensibilidade – as funções sensitivas do tálamo são as mais conhecidas e as mais importantes, tais como dor, temperatura e tato grosseiro. Todos os impulsos sensitivos, antes de chegarem ao córtex, trafegam até o tálamo… Portanto, é pertinente dizer que o tálamo é um centro de retransmissão cortical. Contudo, admite-se que o papel do tálamo não é apenas o de retransmitir os impulsos sensitivos ao córtex, senão de integrá-los e modificá-los. Acredita-se mesmo que o córtex só seria capaz de interpretar corretamente impulsos já modificados pelo tálamo.
2. Motricidade – através de circuitos que saem dos núcleos da base e cerebelo e se direcionam ao córtex.
3. Comportamento emocional – por fazer parte do sistema límbico; alguns de seus núcleos fazem conexões com a área pré-frontal, relacionado a funções executivas, como o julgamento social e a moral.
As lesões do tálamo advém em geral de lesões de alguns vasos sanguíneos, que resultam na chamada síndrome talâmica, na qual se manifestam alterações dramáticas na sensibilidade. Uma dela é o aparecimento da dor central, uma dor espontânea e de difícil localização, que se irradia a toda a