ATPS Projeto Multidisciplinar III
Curso de Pedagogia
Eder Mota dos Santos- RA 382836
Cristiana Ferreira Oliveira- RA 403430
Viviane Vital de Azevedo Barbosa- RA 290537
Rosemeire Luiza de Lima Damasceno- RA 390573
Olívia Meneghetti Carromeu- RA 300855
Atividades Práticas Supervisionadas - Projeto Multidisciplinar III
Tutor EAD Profª Gilse T. Lazzari Perosa
Tutor Presencial Profº Msc. Letícia C. S. P. Oliveira
Campo Grande
MAIO 2014
INTRODUÇÃO
A proposta desta ATPS é de elaborar um projeto educativo. Para a elaboração do tal precisamos seguir no mínimo os parâmetros da escola envolvida e essa instituição deve seguir ou ter um Projeto Político Pedagógico (PPP).
A construção do Projeto Político Pedagógico (PPP) é peça fundamental no planejamento das instituições de ensino em seus vários níveis e modalidades. É o PPP que irá demonstrar o que a escola idealiza, quais suas metas e objetivos e quais os possíveis caminhos para atingi-los.
No Brasil, se intensificou a elaboração dos projetos políticos pedagógicos após a publicação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), que em seus artigos 12, 13 e 14 estabeleceu a obrigatoriedade de uma proposta pedagógica para as escolas de educação básica. A mesma legislação deixa claro o caráter político da escola, como seu principal papel a formação de cidadãos.
Porém elaborar um projeto é relativamente fácil, o que o torna difícil é envolver as partes e principalmente deixar claro que o objetivo mor é que o aprendiz abstenha de algo desse projeto. Para o autor José Armando Valente define claramente o que pensa sobre a realização de projetos educacionais “Trabalhar com projeto pode-se constituir em um contesto favorável, porém cabe ao professor a tarefa de saber explorar pedagogicamente as potencialidades que o desenvolvimento do projeto propicia...”.
De nada adianta montarmos um projeto mirabolante se não tivermos o jogo de cintura, se não soubermos o momento de criar e recriar as situações e