Taise
UNIDADE DE ANÁPOLIS
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
Algoritmos e Programação
Engenharia Elétrica
Israel Azevedo Barbosa RA: 5899077326
Fabricio Pereira Tomé RA: 5824162881
Docente: Denise
Anápolis, 05 de Abril de 2013.
Etapa 1
Passo 1 e 2
Relatório 1 - Conceitos Fundamentais de Programação
Fazendo as leituras e analises dos textos lidos, temos as seguintes informações e relatório.
Lógica de Programação é o uso correto das leis do pensamento, da “ordem da razão” e de processos de raciocínio e simbolização formais na programação de computadores, objetivando a racionalidade e o desenvolvimento de técnicas que cooperem para a produção de soluções logicamente válidas e coerentes, que resolvam com qualidade os problemas que se deseja programar.
O objetivo principal do estudo da lógica de programação é a construção de algoritmos coerentes e válidos. Um algoritmo pode ser definido como uma seqüência de passos que visam a atingir um objetivo bem definido.
Na medida em que precisamos especificar uma sequencia de passos, é necessário utilizar ordem, ou seja, “pensar com ordem”, portanto precisamos utilizar à lógica. Exemplo comum de um algoritmo no nosso dia-a-dia: uma receita de bolo.
Quando elaboramos um algoritmo, devemos especificar ações claras e precisas, que a partir de um estado inicial, após um período de tempo finito, produzem um estado final previsível e bem definido
O conceito de algoritmo é frequentemente ilustrado pelo exemplo de uma receita culinária, embora muitos algoritmos sejam mais complexos. Eles podem repetir passos (fazer interações) ou necessitar de decisões (tais como comparações ou lógica) até que a tarefa seja completada. Um algoritmo corretamente executado não irá resolver um problema se estiver implementado incorretamente ou se não for apropriado ao problema.
A maioria dos algoritmos é desenvolvida para ser implementada em um programa de computador. Apesar disso eles também podem ser