Tabela Periódica
A TABELA PERIÓDICA
HISTÓRICO, PROPRIEDADES E DEFINIÇÕES
RIO BRANCO – ACRE
2013
A TABELA PERIÓDICA
HISTÓRICO, PROPRIEDADES E DEFINIÇÕES
TRABALHO APRESENTADO PARA OBTENÇÃO
DE NOTA (N1) NA DISCIPLINA DE QUÍMICA
GERAL 2, MINISTRADA PELO PROF. EDILSON
CADAXO DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DA
.
RIO BRANCO – ACRE
2013
INTRODUÇÃO
Trataremos no seguinte trabalho a história e evolução da Tabela Periódica, a qual teve seu primeiro exemplar publicado em 1864 por meio de trabalhos feitos pelo cientista russo Dmitri Mendeleev. Além de explicitarmos suas propriedades periódicas e aperiódicas, classificações dos elementos e definições dos principais grupos e períodos que a compõem.
A DESCOBERTA DA LEI PERIÓDICA
A tabela periódica surgiu em razão da necessidade de agrupar os elementos que tinham propriedades químicas e físicas semelhantes, e separar os que não tinham nada em comum. A tabela periódica que temos acesso atualmente nem sempre foi assim: desde que foi criada tem passado por muitas alterações.
A descoberta dos elementos químicos foi o primeiro passo para a construção da tabela periódica. O primeiro elemento a ser descoberto foi o fósforo, em 1669, pelo alquimista Henning Brand. Durante os 200 anos seguintes, aumentaram os conhecimentos relativos às propriedades dos elementos e seus compostos, graças aos químicos da época. Com o aumento do número de elementos descobertos, os cientistas começaram a desenvolver esquemas de classificação. A primeira classificação foi a divisão dos elementos em metais e não metais.
Os elementos químicos que tinham suas massas atômicas conhecidas foram organizados em uma lista formulada por John Dalton no início do século XIX. Em 1829, Johann Wolfgang Döbereiner teve a ideia de agrupar os elementos em três (tríades). Essas tríades eram