Tabela Periódica
Departamento de Química Inorgânica
Disciplina: Química Inorgânica
Professora: Eluzir
Trabalho Sobre os Grupos da Tabela Periódica
Grupo I – Metais Alcalinos
É composto pelos elementos Lítio, Sódio, Potássio, Rubídio, Césio e Frâncio. Todos os elementos são metais, excelentes condutores de eletricidade, e são tipicamente moles e altamente reativos. Os hidróxidos e óxidos são bases muito fortes e os oxossais são muito estáveis. O lítio difere consideravelmente dos demais elementos do grupo, o que é comum ao primeiro elemento em todos os grupos de elementos típicos da Tabela Periódica.
Ocorrência:
O lítio é obtido principalmente a partir de minerais do grupo dos silicatos, como o LiAl(SiO3)2 e a lepidolita Li2Al(SiO3)3(FOH)2.
A principal fonte de sódio é o NaCl, que ocorre em grande quantidade na água do mar. Diversos sais, incluindo NaCl, bórax, Na2CO3, salitre, e mirabilita, são obtidos a partir de depósitos formados pela evaporação das águas de antigos mares.
O potássio ocorre principalmente como depósitos de KCl, de uma mistura de KCl e NaCl e do sal duplo KCl.MgCl2.6H2O. O KCl ocorre em grandes quantidades na água do mar.
Não há nenhuma fonte conveniente para obtenção do rubídio, e somente uma para o césio. Esses elementos são obtidos como subprodutos do processamento do lítio.
O frâncio é radioativo e como este tem um período de meia vida de 21 minutos, ele não ocorre em quantidade apreciável na natureza.
Os metais alcalinos podem ser obtidos por eletrólise de um sal fundido. Devido à reatividade desses elementos, não são encontrados no estado livre. Seus compostos estão entre os que mais resistem ao calor de modo que torna inviável a decomposição térmica. São também os agentes redutores mais fortes conhecidos, razão pela qual não é possível obtê-los por redução de seus óxidos.
Propriedades e Características:
Todos os elementos do grupo I têm um elétron de valência no orbital mais externo, um elétron