Tabela periódica dos elementos
AULA DE QUÍMICA MATUTINO – 1º ANO A TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS
Prof. VITOR NADER
INTRODUÇÃO a origem do universo
Big Bang: origem dos elementos químicos
O Big Bang é o momento da explosão que deu origem ao Universo, entre 12 e 15 bilhões de anos atrás. A evolução do Universo teve início logo após a explosão de uma bola de matéria compacta, densa e quente, com um volume aproximadamente igual ao volume do nosso sistema solar. Esta evolução é consequência das reações nucleares entre as partículas fundamentais do meio cósmico, cujo efeito mais importante foi a formação dos elementos químicos.
INTRODUÇÃO
Os elementos químicos mais leves foram formados logo nos primeiros segundos após o Big Bang. Já os mais pesados, como o lítio, foram sintetizados nas estrelas. Durante os últimos estágios da evolução estelar, muitas das estrelas compactas queimaram e formaram o carbono (C), o oxigênio (O), o silício (Si), o enxofre (S) e o ferro (Fe).
A história da tabela periódica
Embora os elementos, tais como ouro (Au), prata (Ag), estanho (Sn), cobre (Cu), chumbo (Pb) e mercúrio (Hg) fossem conhecidos desde a antiguidade, a primeira descoberta científica de um elemento ocorreu em 1669, quando o alquimista Henning Brand descobriu o fósforo.
Com o aumento do número descobertos, os cientistas investigação de modelos para propriedades e desenvolver classificação. de elementos iniciaram a reconhecer as esquemas de
http://www.seilnacht.com/Lexikon/wright1.JPG
As primeiras tentativas
Início do século XIX – John Dalton
Ele organizou os elementos conhecidos em ordem crescente de massa atômica, cada um com suas propriedades e seus compostos.
Os químicos, ao estudar essa lista, concluíram que ela não estava muito clara. Os elementos cloro, bromo e iodo, que tinham propriedades químicas semelhantes, tinham suas massas atômicas muito separadas.
As tríades de Döbereiner
Em 1829, Johan Döbereiner teve a primeira idéia, com