Elementos da tabela periódica
1ª Semi-Metais
2ª Metais
3ª Gases Nobres
4ª Metais Alcalinos Terrosos
5ª Metais Alcalinos
6ª Calogênios
7ª Halogênios
Semimetal ou metalóide (termos considerados equivalentes, com predileção por semimetal) é designação clássica e genérica de elementos químicos que exibem tanto características de metais quanto de ametais, quer nas propriedades físicas, quer nas químicas.
Semimetais
Os semimetais elementares incluem o boro (grupo 13), silício e germânio (grupo 14), arsênio e antimônio (grupo 15) e telúrio (grupo 16). Alguns autores incluem arbitrariamente também o polônio e o ástato nessa lista.
Propriedades
Entre as propridades físicas e químicas comumente presentes nos assim chamados semimetais, tem-se:
Propriedades físicas: são semicondutores elétricos, bem como semicondutores térmicos;
Em propriedades químicas: formam óxidos anfóteros;
Em propriedades subatômicas: apresentam discreta interseção ou sobreposição da banda de condução com a camada de valência.
Na tabela periódica, os semimetais ocorrem aproximadamente ao longo duma linha diagonal do boro ao polônio, ambos semimetais. (Não-metais ou Ametais ou os que não têm ferro na veia) formam uma das três categorias de elementos químicos (as outras duas são os metais e os Metalóides), pois este último quase obsoleto pois não servem para porra nenhuma.
Os metais possuem metais possuem características únicas que os diferem das demais substâncias: eles são sólidos à temperatura ambiente (25°C) e apresentam cor prateada.
Mas existem exceções como o Cobre (Cu) e o Ouro (Au) que apresentam coloração vermelha e dourada respectivamente. O Mercúrio (Hg) é o único metal encontrado na natureza no estado líquido.
A estrutura atômica dos metais é a Cristalina, que se constitui por cátions do metal envolvidos por uma nuvem de elétrons. A capacidade que os metais têm de conduzir eletricidade se explica pela presença dessa nuvem de elétrons, que conduz corrente