Tabela periodica
A tabela periódica dos elementos químicos é reconhecida e adoptada internacionalmente e segue os padrões da União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC). Ela é uma tabela que dispõe os elementos de forma sistemática, em função de suas propriedades.
Dimitri Ivanovich Mendeleiev é um químico russo considerado o inventor da tabela periódica. Ele iniciou seus estudos sobre a sistematização dos elementos de acordo com as propriedades em 1860. Nessa época, os cientistas já sabiam que cada elemento químico possuía diferentes massas atómicas e que poderiam ser organizadas em ordem crescente dessas massas, só não conseguiam formular um modelo para representá-los. Ele se apoiou e estudou as tentativas dos outros cientistas que o antecederam e começou a escrever os elementos de acordo com as propriedades químicas de cada um. Enquanto escrevia um livro de química inorgânica, organizou os elementos na forma de uma tabela. Ele criou uma carta para cada um dos 63 elementos que eram conhecidos naquela época, e cada carta tinha o símbolo do elemento, a massa atómica e suas propriedades químicas e físicas. Organizou as cartas em ordem crescente de suas massas atómicas, e agrupou-as em elementos de propriedades semelhantes, formando a tabela periódica. Mesmo assim, o modelo criado possuía alguns erros que não passaram despercebidos pela comunidade científica e outros cientistas complementaram os estudos e corrigiram os erros da tabela periódica.
Origem dos Elementos Químicos Muitos acreditam que a origem da vida no universo ocorreu pela criação de Deus, porém, do ponto de vista da ciência a origem do universo ocorreu quando houve a explosão do Big Bang, entre 12 e 15 bilhões de anos. A partir da explosão de uma bola de matéria compacta, densa, com um volume aproximadamente igual ao sistema solar, formaram-se as Galáxias, os Corpos Planetários, as Estrelas, e a vida na