Pencil como utiliza-lo
O Pencil é uma ferramenta para a criação de desenhos e animações voltada para a criação de desenhos à mão e no estilo cartoon, sem uso de recursos 3D ou animações computadorizadas.
É possível utilizar tanto bitmap como gráficos vetoriais para as criações. O objetivo do programa não é competir com programas para Flash, por exemplo, pois o programa desenvolve animações tradicionais. Também não é função do Pencil rivalizar com títulos semelhantes comerciais. O que esta alternativa proporciona é a criação de animações em 2D mais acessível e simples.
Você trabalha com uma linha de tempo que lhe permite adicionar quatro camadas: bitmap, vetor, som e câmera. Para criar a animação, basta ajustar os frames, um em cada camada e dispor as camadas uma sobre outra.
O primeiro passo é esboçar seus personagens no formato bitmap, utilizando a ferramenta de desenho. É importante fazer este esboço antes de adicionar uma camada de vetor e preencher o desenho. A interface e o procedimento é mais simples do que a criação de Flash ou animações semelhantes.
Nenhuma ferramenta do Pencil fica escondida ou tem seu acesso dificultado. Elas são exibidas durante todo o tempo. Além disso, é possível anexar ou soltar paletas para melhorar o seu controle sobre a criação.
Cada camada possui uma função para você mudá-la conforme o tempo da animação. Você define essa transição através de keys (representadas por pequenos retângulos cinzas. Cada key possui informações sobre o que a camada deve exibir ou produzir no determinado quadro.
Para camadas de imagem, cada key corresponde a um desenho diferente. A seqüência desses keys resulta em uma animação. Você pode criar loops e também definir o número de quadros por segundo.
Para selecionar a camada que você deseja trabalhar, basta clicar sobre ela. Arraste-as para alterar a ordem delas. Essa ordem afeta a maneira que as imagens são exibidas uma sobre a outra. No canto esquerdo de cada camada, há um círculo. Clique sobre este