TutoriaFerramentaBlender

1526 palavras 7 páginas
TUTORIAL BLENDER 2.6
Interface e principais ferramentas

1. Justificativa
Blender é um software de modelagem e animação 3D de código aberto. Ele está sob a licença GNU-GPL, que permite a qualquer pessoa ter acesso ao código-fonte do programa.
Uma das principais vantagens do Blender, é que a partir dele é possível realizar inúmeras tarefas e atividades relacionadas com animação, modelagem 3D e até mesmo edição de vídeo. Ele conta com diversas ferramentas e um diferencial com relação às demais ferramentas, que é a utilização de muitas teclas de atalho, estes podem ser alterados de acordo com a preferência do usuário.
Neste tutorial estarei utilizando a versão 2.65, que atualmente é a mais recente e está disponível no site da Fundação Blender (www.blender.org). Nesta página existem diversas opções entre sistemas operacionais.
2. Interface
Após o download e instalação do software, vamos iniciá-lo, logo na primeira tela podemos visualizar um pequeno menu de opções, como podemos observar na figura 2.1 temos de um lado alguns link para páginas, tais como para o tutorial do blender e a página da
Fundação. Do outro lado temos os nossos arquivos mais recentes.

Figura 2.1 – Tela inicial do Blender

Temos então a opção de escolhermos um dos últimos arquivos abertos, (caso esteja utilizando a ferramenta pela primeira vez, a mesma estará vazia), ou ainda pressionar “Esc” ou clicar em qualquer lugar da tela para sair dessa primeira tela.
Veremos então agora a interface padrão da ferramenta Blender. De acordo com BRITO
(2010 p. 20) temos a seguinte divisão. (Figura 2.2)

Janela de
Informações

Outliner

Propriedades
3D View

Timeline

Figura 2.2 – Interface principal do Blender

3. Tipos de janela
A interface do Blender, é dividida em várias window frames. Cada window frame pode conter diferentes informações e recursos, dependendo do Window type.
Cada window frame opera independentemente das outras, e você pode ter o mesmo tipo
de

Relacionados