Tabela de vendas
Vou postar aqui algumas curiosidades sobre a logística da maior empresa de bebidas da América e uma das maiores do mundo(ficando com a quarta posição), a Ambev. A empresa surgiu a pouco mais de uma década, no ano de 1999 após a fusão entre a Cervejaria Brahma e a Companhia Antártica.
Com a fusão das duas cervejarias, surgiu então a Ambev, que impulsionou o setor de bebidas brasileiro, possibilitando a entrada de novas marcas tanto em sua Companhia quanto na concorrência, o que ampliou o leque de produtos e preços mais acessíveis. Inicialmente a empresa contava com 16 mil funcionários e hoje já são cerca de 40 mil, 26 mil atuando só no Brasil.
A Ambev, fez um estudo para mensurar o tamanho total de sua cadeia produtiva, e chegou a um número muito expressivo. Hoje, a cadeia de produção da empresa emprega em torno de 6 milhões de pessoas, desde a extração da matéria-prima até a entrega do produto ao consumidor final.
Logística verde - Tecnologia e parcerias a serviço do meio ambiente.
O planejamento logístico da empresa busca a minimização do impacto das frotas de caminhões ao meio ambiente, utilizando a tecnologia para aumentar a eficiência do transporte de matérias-primas, insumos e produtos, reduzindo o consumo de óleo diesel e a emissão de CO2. Para diminuir o número de veículos circulando pelo país, a Ambev lançou o Programa de Compartilhamento da Frota, onde seus caminhões que antes retornavam vazios, depois do abastecimento de fábricas, centros de distribuição e pontos de venda, passaram a transportar carregamentos de empresas parceiras.
Por meio desse compartilhamento com outras empresas, a Ambev evitou ao longo dos últimos dois anos a emissão de quase 500 toneladas de CO2 e economizou mais de 4 milhões de combustível.
O bom resultado da iniciativa levou a Ambev a decidir por implantar o transporte colaborativo em toda a sua cadeia, como parte