Tabela de relações ecologicas
HARMÔNICAS
Sociedade
Representantes da mesma espécie cooperam entre si, por meio da divisão de trabalho. Ex: abelhas e cupins. Ambas as espécies se beneficiam, mas sem estar dependentemente, e tampouco obrigatoriamente, unidas. Ex: Peixe palhaço e anêmonas-do-mar.
+/+
Protocooperação
+/+
Mutualismo
Ambas as espécies, associadas entre si, se beneficiam, sendo tal relação imprescindível à sobrevivência destas. Ex: liquens (fungos + algas).
+/+
Comensalismo
Um organismo se alimenta de restos da alimentação de outro. É uma relação que fornece benefícios apenas a uma espécie, enquanto a outra permanece indiferente. Uma espécie fornece proteção ou moradia à outra, sem se prejudicar. Ex: orquídeas epífitas.
+/0
Inquilinismo
+/0
DESARMÔNICAS
Predatismo Consistem na captura, morte e alimentação de suas presas. Ex: plantas carnívoras, aranhas e leões. Nessa relação, um animal também devora o outro, mas nesse caso os seres envolvidos são da mesma espécie. Ex. Aranha Viúva-negra, Tubarão-tigre.
+/+/-
Canibalismo
Parasitismo
Um parasita se alimenta de seu hospedeiro sem, necessariamente, levá-lo a óbito. Ex: carrapato (ectoparasita) e lombrigas (endoparasita).
+/-
Competição
Relação ecológica que pode acontecer entre seres de mesma espécie e de espécie diferentes. Nessa situação, os seres vivos possuem os mesmos interesses e lutam para conseguir aquilo que precisa. Ex. Urubu e hiena podem competir por alimento.
+/-
Termos Ecológicos
Podemos organizar os termos ecológicos, a partir de espécies, nos seguintes níveis: • ESPÉCIE - é o conjunto de indivíduos semelhantes (estruturalmente, funcionalmente e bioquimicamente) que se reproduzem naturalmente, originando descendentes férteis. Ex.: Homo sapiens, ... • POPULAÇÃO - é o conjunto de indivíduos de mesma espécie que vivem numa mesma área e num determinado período. Ex.: população de ratos em um bueiro, em um determinado dia;