RELAÇÕES INTRAESPECÍFICA E INTERESPECÍFICA: HARMÔNICA E DESARMÔNICA & SUCESSÃO ECOLÓGICA
HARMÔNICA E DESARMÔNICA & SUCESSÃO ECOLÓGICA
RELAÇÕES INTRAESPECÍFICA E INTERESPECÍFICA:
HARMÔNICA E DESARMÔNICA & SUCESSÃO ECOLÓGICA
Trabalho desenvolvido para a disciplina de Biologia, na 2ª série do ensino médio sob orientação da Professora Márcia Martins. Turma: AD222.
Nas folhas a seguir, apresentamos uma pesquisa e um questionário, sobre as relações interespecíficas e intraespecíficas, sendo estas harmônicas ou desarmônicas e sucessão ecológica, a fim de aumentar nosso conhecimento na área ecológica e como requisito a avaliação parcial da 3ª etapa. Relações Intraespecíficas e Interespecíficas:
Harmônicas e Desarmônicas & Sucessão Ecológica.
Em um ecossistema, há muitos tipos de interações entre os componentes das diversas espécies. Podemos classificar as relações entre seres vivos inicialmente em dois grupos: as intraespecíficas, que ocorrem entre seres da mesma espécie, e as interespecíficas, entre seres de espécies distintas. É comum diferenciar-se as relações em harmônicas ou positivas e desarmônicas ou negativas. Nas harmônicas não há prejuízo para nenhuma das partes associadas, e nas desarmônicas há.
Relações Intraespecíficas:
Relações ecológicas intra-específicas são relações que ocorrem entre indivíduos de mesma espécie. Estas podem ser harmônicas, quando nenhum indivíduo sofre prejuízo; ou desarmônicas, quando pelo menos um dos indivíduos é prejudicado. Indivíduos de uma mesma espécie quase sempre disputam por recursos e esta é denominada competição intra-específica. Entretanto, esses indivíduos podem se auxiliar mutuamente: é o que chamamos de cooperação intra-específica.
RELAÇÕES INTRAESPECÍFICAS DESARMÔNICAS (COMPETIÇÃO INTRAESPECÍFICA):
Indivíduos da mesma espécie competem por um ou mais recursos que, na maioria das vezes, não estão disponíveis em quantidade suficiente no ecossistema. Pode delinear uma população, principalmente em seu