72 Termos de Ecologia
2. População: conjunto de indivíduos de mesma espécie que vivem em uma mesma área durante um determinado período de tempo.
3. Comunidade (Biocenose): várias espécies de animais que ocupam um mesmo lugar em um determinado tempo, ou seja, várias populações juntas em um lugar durante certo tempo.
4. Ecossistema: é o meio que é formado quando se juntam fatores bióticos (comunidade) interagindo com fatores abióticos, ou seja, físicos e químicos (luz, água, sais, gases, temperatura). É um sistema autossustentável.
5. Ecótono: é uma região onde ocorre a transição entre um ecossistema e outro (como por exemplo, a passagem de um ecossistema florestal para um aquático). Nele se encontram espécies tanto dos dois ecossistemas que o ecótono divide, tanto quanto espécies específicas do ecótono.
6. Fator biótico: são fatores que provém da vida e dos seres vivos; elementos causados em um ecossistema por seus seres vivos.
7. Fator abiótico: é o mesmo que fator biótico, porém, desta vez, são fatores que provém de coisas inanimadas, derivantes de fatores físicos e químicos.
8. Autótrofo: seres que são capazes de produzir sua própria nutrição, isto através da fotossíntese (em maior número dentro dos autótrofos) ou da quimiossíntese (em menor número).
9. Heterótrofo: são seres incapazes de produzir sua própria nutrição e, por isso, precisam se alimentar de outros seres para conseguir a energia necessária para viver.
10. Fotossíntese: processo pelo qual seres autotróficos sintetizam matéria orgânica através da luz, água e gás carbônico. É de fundamental importância para a vida na terra, pois a energia fornecida é necessária para a vida. Organismos clorofilados (algas, plantas e algumas bactérias) usam a luz do sol para obtenção de matéria orgânica e, portanto, se diz que a luz do Sol é a fonte primária de energia. Os animais não são capazes de