Relações Intraespecíficas e Interespecíficas e Sucessão Ecológica
Relações ecológicas intraespecíficas são relações que ocorrem entre indivíduos de mesma espécie. Podem ser desarmônicas, quando algum indivíduo sofre prejuízo; ou harmônicas, quando nenhum dos indivíduos é prejudicado.
Indivíduos de uma mesma espécie quase sempre disputam por recursos e esta é denominada competição intraespecífica. Entretanto, esses indivíduos podem se auxiliar mutuamente: é o que chamamos de cooperação intraespecífica.
* RELAÇÕES INTRAESPECÍFICAS DESARMÔNICAS (COMPETIÇÃO INTRAESPECÍFICA):
- Competição intraespecífica ocorre quando indivíduos de uma mesma espécie competem por recursos que, como alimento, água, parceiros reprodutivos e abrigos, entre outros.
Na maioria das vezes, esses recursos não estão disponíveis em quantidade suficiente. Naturalmente os mais velhos e os menos aptos serão prejudicados e acabam morrendo por falta de alimento.
O canibalismo também é uma relação intraespecífica, pois um dos indivíduos precisa morrer para o outro se alimentar. Ex: viúva-negra fêmea que, após o ato reprodutivo, arranca e devora a cabeça do macho. Fêmeas de louva-a-deus também devoram seus machos.
* RELAÇÕES INTRAESPECÍFICAS HARMÔNICAS (COOPERAÇÃO INTRAESPECÍFICA):
- Cooperação intraespecífica ocorre quando indivíduos de uma mesma espécie apresentam comportamentos cooperativos entre si. Dois casos particulares de cooperação intraespecífica são as colônias e as sociedades.
Colônia: indivíduos da mesma espécie que vivem e necessitam estar anatomicamente agrupados, interagindo de forma que proporciona vantagem a todos. Nesta, há divisões de trabalho, onde todos desempenham funções vitais para o grupo.
Algumas colônias são constituídas por indivíduos morfologicamente semelhantes e com funções parecidas, o que chamamos de colônias isomorfas. Em outras, os indivíduos se diferenciam morfológica e fisiologicamente, realizando funções bem distintas, o que chamamos de colônias heteromorfas.
Sociedades: