Tabela De Pro E Eucariontes
Membrana nuclear
A membrana nuclear, também chamada de envoltório nuclear, invólucro nuclear, envelope nuclear, carioteca ou cariomembrana, é a estrutura que envolve o núcleo das células eucarióticas e é responsável principalmente por separar o conteúdo do núcleo celular do citoplasma. Esta membrana possui poros nucleares que facilitam e regulam troca de material entre o núcleo e o citoplasma.
Nucléolo
O nucléolo é um dos principais componentes do núcleo, responsável por formar subunidades ribossômicas e por organizá-las em ribossomos e combiná-los com o RNAr (RNA ribossômico). Ele está ligado ao controle dos processos celulares básicos e à coordenação da reprodução das células.
Retículo endoplasmático
O retículo endoplasmático (tanto o liso quanto o rugoso) estão presentes apenas nas células eucariontes. O retículo endoplasmático ou ergastoplasma, formado a partir da invaginação da membrana plasmática, constitui uma rede membranosa que pode ter morfologia tubular ou de pilhas achatadas. Essa estrutura pode ser classificada em dois tipos, devido à presença ou não de ribossomos em sua superfície: o liso e o rugoso (ou granular).
O retículo endoplasmático rugoso basicamente realiza a síntese de proteínas, enquanto que o liso sintetiza, principalmente, lipídeos e os esteróides.
Aparelho de Golgi
O Aparelho de Golgi, também chamado de Complexo de Golgi, está presente em praticamente todas as células eucariontes e consiste em bolsas membranosas achatadas e empilhadas. Cada pilha desta é chamada de dictiossomo; nas células animais, os dictiossomos geralmente se localizam em um só lugar próximo ao núcleo, enquanto que nas células vegetais há vários dictiossomos espalhados pelo citoplasma.
O complexo de Golgi atua como um centro de armazenamento, transformação, empacotamento e remessa de substâncias na célula. O principal papel dessa estrutura citoplasmática é a eliminação de substâncias que atuam fora da célula, ou seja, ele é responsável pela