A vida em varias dimenções
As células procarióticas são a primeira e a mais simples forma de vida que apareceu na Terra. No seu interior não se distinguem estruturas especializadas, como por exemplo o núcleo celular. Estas células são as que constituem as bactérias. As células eucarióticas, são muito mais complexas e fazem parte da constituição das plantas e animais, incluindo os seres humanos. Nestas células, já é possível observar estruturas especializadas como o núcleo que encontra-se envolvido por uma membrana e é onde se encontra as informações genéticas. Estas células estão divididas em duas zonas distintas, ou seja, o núcleo e o citoplasma onde se encontram numerosas organelas, cada um com uma função específica na vida da célula.
Ambas as células estão delimitadas por uma membrana finíssima, chamada membrana plasmática, que controla a entrada e saída de substâncias do interior para o exterior da célula e vice-versa. É, também, através da membrana que se estabelece as ligações com as células vizinhas.
As diferenças entre estes seres são a nível celular, como podemos observar através da tabela que se segue:
CARACTERÍSTICAS CÉLULA PROCARÓTICA CÉLULA EUCARIÓTICA
Tamanho 0,5 a 5 μm de diâmetro Cerca de 40 μm de diâmetro e em média 1000 a 10000 vezes o volume da célula Procariótica
Parede celular Rígida, constituída por polissacarídeos com aminoácidos Apenas nas plantas e fungos, constituída por celulose e quitina, com consistência rígida
Material genético Em contato com o citoplasma e sem qualquer invólucro nuclear Possui núcleo e um ou mais nucléolos
Organelas Sem organelas membranares, com muitos ribossomas Vários tipos de organelas membranares (mitocôndrias, retículo, complexo de Golgi)
Estruturas respiratórias Hialoplasma e membrana plasmática Hialoplasma e mitocôndrias
Fotossíntese Sem cloroplastos mas ocorre por vezes em lamelas fotossintéticas Dá-se nos cloroplastos (apenas nas células vegetais)