ETAPA 3 E 4 ANALISE DE INVESTIMENTO
IPCA
Passo 2:
VPL
Valor Presente é um conceito matemático que indica o valor atual de uma série uniforme de capitais futuros, descontados a uma determinada taxa de juros compostos, por seus respectivos prazos.
Utilizado em Análises de Investimentos, possibilita o exame da viabilidade de um projeto, se possibilitará o retorno mínimo esperado, caso em que o VPL retornará um valor acima de 0. Possibilita a comparação entre projetos de investimentos distintos, ordenados segundo o valor apurado através do cálculo deste indicador.
Custo de oportunidade
Conceito originado na teoria econômica referente a máxima contribuição disponível de lucro que é abandonado pelo uso limitado dos recursos para um particular propósito .
Custo de Oportunidade é utilizado como referência na análise de investimentos, como parâmetro de rentabilidade de projetos, demonstrando o ganho real de um investimento como sendo a diferença entre a sua Taxa Interna de Retorno e a taxa de maior capacidade contributiva ao mesmo capital investido em outra atividade qualquer, seja ela produtiva ou especulativa.
Taxa mínima de atratividade - TMA
É a taxa mínima de retorno que o investidor pretende conseguir como rendimento ao realizar algum investimento, ou seja é o retorno que o investidor espera pelo capital que está empregando em determinado investimento, traduzido a uma taxa percentual sobre o próprio investimento, por um determinado espaço de tempo.
Taxa interna de retorno – TIR
Indica a rentabilidade de um investimento por uma unidade de tempo. Esta representa a taxa de juros compostos que irá retornar o VPL de um investimento com valor 0.
Em análise de projetos de investimento com comparação realizada pela TIR, TMA, Custo de Oportunidade ou, com o Custo Médio Ponderado de Capital (CMPC), quando a TIR for superior a estes o projeto é economicamente viável para o investidor, ou seja, ele estará obtendo um retorno superior ao mínimo esperado ou, pelo menos, superior ao custo do