ETAPA 3 e 4 etapa analise de investimento
APLICAÇÃO DAS TÉCNICAS DE ANÁLISE DE INVESIMENTO
Após o processo de montagem de fluxo de caixa e os tipos de cada um dos projetos, que são as peças básicas para a resolução dos problemas de análise, mostraremos as técnicas de análises de investimentos. Existem muitas técnicas de análise de investimento, das mais simples ás mais sofisticado, portanto, estudaremos as três mais utilizadas.
PERIODO DE RETORNO (PAYBACK)
A técnica do PAYBACK, analisa o tempo que o projeto leva para dar o retorno do capital investido inicialmente. Quanto mais rápido o retorno, menor o PAYBACK e melhor o projeto. Sempre é mensurado em tempo- dias, semanas, meses, anos. A técnica do PAYBACK é bastante conhecida, sendo até repetida popularmente – “o tempo para recuperar o investimento”.
O cálculo usado é bem simples: construir uma tabela com investimento inicial, períodos, fluxo de caixa, e valor acumulado do fluxo de caixa. Quando o valor do fluxo de caixa chegar o valor do investimento inicial, atingiu o PAYBACK. Contudo, esse método parece muito atraente por sua simplicidade e de fácil resolução, porém pode induzir a erros graves, provocando sérios prejuízos. Existem três principais falhas do método PAYBACK:
1 - Não leva em conta o valor do dinheiro no tempo.
2- Não considera os riscos de cada projeto.
3 - Não considera os fluxos de caixa após o período de payback.
VALOR PRESENTE LÍQUIDO (VPL)
O método VPL é um método diferenciado ao do playback, entretanto visa corrigir as falhas que o mesmo apresenta. Esse método utiliza- se os princípios da matemática financeira. Para realizar seu calculo é necessário construir o fluxo de caixa do projeto, sendo os seus principais componentes:
1- Investimentos iniciais e adicionais;
2- fluxos de caixa positivos ou negativos de retorno;
3- valor residual se houver.
Para montagem do fluxo de caixa é usado uma taxa mínima de atratividade. A TMA representa o retorno mínimo exigido, sempre em porcentagem para que o investidor concorde ou