Tabela de código de cores e medidas da resistência
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
Eletricidade e Instalações Elétricas
1ª Experiência
Goiânia
Março de 2013
TABELA DE CÓDIGO DE CORES E MEDIDAS DA RESISTÊNCIA
1. Introdução
As medidas elétricas não podem ser mensuradas através dos sentidos humanos, por isso temos a utilização de instrumentos que nos permitam conhecer estas grandezas. Para isto podemos utilizar dois tipos de instrumentos, os digitais ou os analógicos. Nos experimentos realizados, fora utilizado o instrumento digital, conhecido como multímetro. Os multímetros, Figura 1, são projetados para medir diversas grandezas elétricas, dentre elas resistência, tensão (CC – corrente contínua e CA – corrente alternada), corrente (CC e CA) e frequência.
Figura 1 – Multímetro utilizado para os experimentos
Para determinarmos o valor das resistências, podemos utilizar o multímetro ou as cores presentes no corpo do resistor. Porem para efetuarmos a leitura da resistência no corpo do resistor é necessário conhecer os códigos de cores, uma vez que as resistências estão gravadas através de faixas de cores nos resistores. E para a utilização do multímetro faz-se necessária apenas colocar o multímetro na função ohmímetro, para medir os ohms do resistor (a sua resistência). Além da utilização do multímetro, utilizamos também a protoboard (também conhecida como matriz de contatos, utilizada para fazer montagens provisórias, teste de projetos, etc.), Figura 2. Com o multímetro ajustado na função ohmímetro, fios de ligação e a protoboard com os resistores devidamente colocados, podemos faz a mensuração de suas resistência, Figura 3.
Figura 2 – Protoboard utilizada nos experimentos
Figura 3 – Utilização do ohmímetro para medir as resistências dos resistores da protoboard
2. Objetivos Obter o valor nominal da resistência usando o código de cores dos resistores e medir a resistência utilizando o ohmímetro, o amperímetro e o