Yoani sánche
Yoani Sánchez nasceu no município de Centro Habana, na cidade de Havana, no dia 4 de setembro de 1975.
• Uma das duas filhas de William e Mary Eumelia Sánchez Cordero. Seu pai trabalhava na rede ferroviária do Estado, como o avô tinha feito antes, primeiro como operário e depois como um engenheiro.
• Frequentou a escola e fez seus estudos secundários em Centro Habana, incluindo a assistência às escolas de campo onde, como mencionado em seu artigo "O Hobbit Hole", a falta de individualidade e privacidade se tornou insuportável.
• Yoani conheceu o marido, o jornalista Reinaldo Escobar, em 1993, e em 1995 tiveram um filho chamado Matt. Desde então eles vivem juntos em um apartamento em Havana.
• Em 1995 iniciou o curso Filologia Hispânica, na Faculdade de Letras e Artes, da Universidade de Havana. Durante a passagem pela universidade ela percebeu duas coisas: "que detestava o mundo da intelectualidade e da alta cultura, não queria mais ser folóloga"( estuda a língua em todos os seu aspectos e também dos escritos que documentara)
• Em 2000 ela se formou na Universidade de Havana, com o título de Filologia, e uma tese controversa: Um estudo da literatura da ditadura na América Latina. Em setembro de 2000 ela conseguiu um emprego na Editora Gente Nueva, dedicada à literatura infantil.
• Em 2002, Yoani decidiu deixar Cuba por razões econômicas e emigrou para a Suíça, onde descobriu o computador como uma profissão e meio de subsistência.
• Entretanto, em 2004 Yoani retornou a Cuba. Na entrada do blog "Eu vim e fiquei", ela relatou que voltou para a ilha por razões familiares, mas havia perdido o seu direito de regressar a Cuba por ter ficado fora por mais de onze meses sem uma licença especial. Para evitar a expulsão de seu próprio país ela destruiu seu passaporte, que lhe permitiu voltar a estabelecer-se em Havana.
O blog - Geração y
O seu blog, o “Generacion Y”, é descrito da seguinte maneira: “É um blog inspirado em pessoas como eu, com