Educação ambiental: estudo das práticas ambientais da escola julieta calmon
Ao analisar o trabalho de consciência ambiental no processo de ensino-aprendizagem nas escolas de educação básica, percebe-se que atuar na educação ambiental, atualmente, tornou-se um desafio para todos os cidadãos, tendo em vista a preocupante crise ambiental, e a sobrevivência dos seres vivos no planeta já é muito questionada. Nesse contexto, faz-se necessário caracterizar a importância da educação ambiental nas instituições escolares, tanto para a formação quanto para a construção individual e coletiva dos alunos, família e a comunidade escolar.
Extremamente integrada ao contexto atual, a Educação Ambiental, em sua definição mais modesta, visa o desenvolvimento de novas formas de relação dos homens entre si e com a natureza, a preservação dos recursos naturais e a redução das desigualdades sociais em prol de uma sociedade mais justa e sustentável. A consonância entre ambas permite inferir que a Educação Ambiental é uma poderosa ferramenta na construção do comprometimento socioambiental almejado pelas escolas de ensino básico.
O presente trabalho aborda o tema Educação Ambiental: Estudo das Práticas Ambientais da Escola Julieta Calmon.
O problema que norteou essa pesquisa foi: quais as práticas de Educação Ambiental inserida no ensino regular da Escola Municipal Julieta Calmon?
E como sugeridas hipóteses este trabalho traz: adotando parcerias com programas do Governo Municipal; através de projetos desenvolvidos pela Escola inserindo a Educação Ambiental no contexto do ensino regular; a Escola não adota nenhuma prática de Educação Ambiental.
O objetivo geral deste trabalho é investigar a prática em Educação Ambiental da Escola Municipal Julieta Calmon. E como objetivos específicos averiguar atitudes e valores ambientais dos docentes da Escola Municipal Julieta Calmon; analisar o grau de importância da Educação Ambiental no ensino regular para os alunos da Escola Municipal Julieta Calmon.
Dentro deste contexto procuramos ver as