Engenharia elétrica
Engenharia Elétrica
FÍSICA III
LEI DE OHM: CÓDIGO DE CORES
Salvador
2011
UNIME – UNIÃO METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO E CULTURA.
ENGENHARIA ELÉTRICA
AUTORES: MARÍLIA DE JESUS ALVES ELDOM FONSECA RONALDO SANTOS
LEI DE OHM: CÓDIGO DE CORES
Relatório apresentado como parte da avaliação da Disciplina de Física III do 4º semestre, do Curso de Engenharia elétrica da FACULDADE sob orientação do Prof. Artur Passos.
Salvador
2011
RESUMO O valor nominal da resistência elétrica e a sua tolerância são indicados por faixas no corpo do resistor. Cada cor possui um valor numérico correspondente. As cores da 1.ª e da 2.ª faixa correspondem, respectivamente, aos dois primeiros dígitos do valor nominal da resistência.
A cor da 3.ª faixa, com exceção das cores prata e ouro, corresponde ao número de zeros que segue os dois primeiros dígitos. Na 3.ª faixa, a cor prata corresponde ao multiplicador 0,01 e a cor ouro ao multiplicador 0,1.
A 4.ª faixa indica a tolerância, e pode ser ouro para 5%, prata para 10% e incolor para 20%.
Assim sendo, fez se possível iniciar o experimento, calculando a resistência de cinco resistores distindos, e medindo os mesmos com o auxílio de um multímetro.
Ambos os resultados foram dispostos em uma tabela, onde foi possível compara los e determinar que suas diferênças são infimas. Pode avaliar se com isso a importância de conhecer o código de cores para saber como se utilizar um resistor conhecendo o valor de sua resistência
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO TEÓRICA 5
2. OBJETIVO 8
4. MATERIAIS UTILIZADOS 10
5. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 11
6. ANÁLISE DOS DADOS EXPERIMENTAIS_ 12
7. CONCLUSÃO 13
8. REFERÊNCIAS 14
1. INTRODUÇÃO TEÓRICA
Resistores são componentes que têm por finalidade oferecer uma oposição à passagem