Relatorio 1 Fisica III V1
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Campus Londrina
Engenharia de Produção
Disciplina de Física III
Turma: EP43
Multímetro Digital e Resistores Elétricos
Débora Corrêa Pena
Jansley Augusto Ciciliato
Roberto Lemos
Renato Huming
Londrina 20 de Agosto de 2015
OBJETIVOS
Comparar a resistência de resistores elétricos, medida através de dois métodos diferentes, sendo o primeiro com o uso de um multímetro e o segundo através do uso do “Código de cores”.
INTRODUÇÃO O resistor é um componente eletrônico muito utilizado na transformação de energia elétrica em energia térmica, e possui a capacidade de limitar a corrente elétrica de um circuito.
Pelo Sistema Internacional de Unidades (SI), um resistor tem a resistência de um Ohm (Ω) quando ele é percorrido por um ampère (A) de corrente e submetido a diferença de potencial de um volt (V). [1]
Os resistores são úteis pois, em um circuito feito exclusivamente com fios metálicos poderia ocorrer a condução de correntes enormes e rapidamente esgotaria a bateria, devido ao fato de a resistência dos metais ser pequena. Com isso, a corrente de um circuito é limitada a partir de dispositivos ôhmicos, que são os resistores. A resistência desses dispositivos é significantemente maior do que a dos fios metálicos. [2]
Existem duas formas de ser calcular a resistência de um resistor, sendo o primeiro método a utilização de um multímetro. O segundo trata-se da utilização de um código de cores pré-estabelecido, que é utilizado comercialmente.
O código de cores é uma convenção instituída para facilitar o acesso as especificações de um resistor. Como os resistores são componentes pequenos e precisam ter seus valores disponíveis para quem o usa, foi implementado esse código de cores que facilita sua visualização onde se associa as cores com valores para a resistência, conforme será especificado no decorrer do relatório.
Já multímetro é um dispositivo eletrônico