Apresenta o suas
Raquel
Raichelis**
SUAS
O Sistema Único de Assistência Social (Suas) é um sistema público que organiza, de forma descentralizada, os serviços socioassistenciais no Brasil.
O Suas organiza as ações da assistência social em dois tipos de proteção social. A primeira é a Proteção Social Básica, destinada à prevenção de riscos sociais e pessoais, por meio da oferta de programas, projetos, serviços e benefícios a indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade social. A segunda é a Proteção
Social Especial, destinada a famílias e indivíduos que já se encontram em situação de risco e que tiveram seus direitos violados por ocorrência de abandono, maus-tratos, abuso sexual, uso de drogas, entre outros aspectos.
O Sistema Único de Assistência Social (Suas) trouxe com a sua rápida expansão, a ampliação do mercado de trabalho, mas, diante das circunstâncias atuais de metamorfoses acerca do trabalho, há o aprofundamento da precarização das condições que este trabalho se realiza.
ESPAÇOS SÓCIO-OCUPACIONAIS E
TRABALHO DO ASSISTENTE
SOCIAL
Os próprios espaços sócios- ocupacionais são expressões das dimensões contraditórias do fazer profissional na medida em que há o confronto de concepções, valores, propostas no espaço onde se implementam as políticas sociais.
Com o Suas houve uma ampliação considerável das possibilidades de trabalho para o assistente social, em especial com a criação dos CRAS e dos CREAS que trazem ao profissional a possibilidade de efetivar a sua competência crítica através de suas demandas que exigem formulações teóricas técnicas, éticas e políticas. Existe o desafio de responder às exigências do capital como também do trabalho por se tratar de uma prática cercada de interesses das classes sociais.
O projeto ético-político do assistente social, formulado coletivamente pelo serviço social assim como os diversos projetos profissionais, foi construído num processo