Tabela das funções psiquicas
FUNÇÃO PSIQUICA ALTERAÇÃO PSIQUICA
CONSCIENCIA:
Emprega sentido vígil, iguala a consciência a um estado de vigilância o estado de estar, acordado, lúcido e com um grau de clareza do sensório.
Obs: existem alterações normais como: sono, sonho.
Quantitativas
Obnubilação: rebaixamento em grau leve ou moderado, sonolento, ou pode parecer desperto, diminuição no grau de clareza do sensório, lentidão da compreensão e dificuldade de concentração.
Sopor: Estado de turvação da consciência, reage a estímulos dolorosos, sonolento, é incapaz de qualquer ação espontânea.
Coma :Estado mais profundo de rebaixamento, onde neste estado, não é possível qualquer atividade voluntaria consciente, além de várias falhas no sistema neuronal.
Síndrome patológica associada ao rebaixamento
Delirium: o termo mais usado para designar a maior parte das síndromes confusionais agudas, que pode ser de leve a moderado, dificuldade de concentração, ansiedade, agitação ou lentificação psicomotora, ilusões ou alucinações visuais, com uma flutuação do quadro ao longo do dia e piorando ao anoitecer.
Estado onírico: Onde paralelamente à turvação da consciência e a confusão mental é semelhante a de um sonho muito vivido, onde geralmente vê cenas complexas e ricas em detalhes. Há uma carga emocional marcante na experiência onírica, com angustia, terror ou pavor. O doente manifesta estado angustioso por gritos, movimentos, debates na cama, sudorese profunda, seguida de um estado de amnésia. Psicose tóxicas, abstinência a droga.
Qualitativas
Estados crepusculares: é um estreitamento transitório do campo da consciência, produzindo um afunilamento da consciência com a preservação de uma atividade psicomotora global mais ou menos coordenada, permitindo a ocorrência dos chamados atos automáticos. Ele aparece e desaparece de repente e dura de poucas horas