Tabalho Pronto
Nível superior
Há demanda para todas as linhas de engenharia, segundo a Petrobras. Mas, no último edital, os cargos de engenheiro de equipamentos (mecânica), engenheiro de petróleo e engenheiro de processamento foram os mais ofertados dentro desta área. Geólogos e geofísicos também são profissionais procurados pela empresa. Confira quais são os cargos a formação necessária e a faixa salarial:
1. Engenheiro de equipamentos (Mecânica)
Formação necessária: graduação superior em engenharia mecânica.
O que faz: Acompanha, participa e executa atividades de desenvolvimento, manutenção e inspeção de equipamentos, instalações e sistemas, e de estudos de viabilidade técnica de projetos, de acordo com as premissas da companhia, além de participar de avaliação de riscos de implantação de empreendimentos.
Salário inicial: remuneração mínima de 7,4 mil reais, mas dependendo do regime de turnos há adicionais.
2. Engenheiro de Petróleo
Formação necessária: graduação superior em engenharia. “Fazemos a seleção de pessoas formadas em linhas diversas de engenharia e depois elas vão fazer os cursos de formação”, diz Correa. O curso de formação do engenheiro de petróleo oferecido pela Universidade Petrobras, um dos cargos técnicos mais especializados, dura cerca de um ano.
O que faz: Acompanha, participa e executa os trabalhos de perfuração, completação e manutenção de poços, cálculos das reservas de óleo e gás e estudos integrados de reservatórios, e participa do processo de certificação de reservas.
Salário inicial: remuneração mínima de 7,4 mil reais, mas dependendo do regime de turnos há adicionais.
3. Engenheiro de processamento
Formação necessária: graduação superior em engenharia química.
O que faz: Acompanha, participa e executa atividades relacionadas aos processos de otimização, produtividade, qualidade de dados, projetos, operações, insumos e matérias-primas, desenvolvendo e utilizando modelos matemáticos e programas de simulação