tabalhos prontos
Plano de Contas
De acordo com Fahl (2009, p. 60), “Conta, para a contabilidade, é uma denominação técnica dada aos elementos patrimoniais representados pelos bens, direitos e obrigações, e aos elementos de resultado representados pelas receitas e despesas“.
As contas patrimoniais são as contas que compõem o Balanço Patrimonial, já as contas de resultado são as contas que compõem a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE).
Conforme Ribeiro (2006), “É por meio das contas que a contabilidade consegue desempenhar seu papel de registrar e controlar todos os acontecimentos responsáveis pela gestão do patrimônio”.
Plano de contas é a relação de todas as contas patrimoniais e de resultados de uma empresa. O plano de contas é um instrumento necessário para qualquer tipo de empresa, independentemente de seu tamanho e sua natureza.
Todas as contas são elencadas no Plano de Contas. Não existe uma norma ou uma regra para a elaboração do plano de contas. Cada empresa elaborará seu plano de contas de acordo com sua necessidade. Existe uma estrutura que a empresa deverá seguir. Primeiramente, são elencadas as contas patrimoniais e, em seguida, as contas de resultado.
Conforme Fahl (2009, p. 61),
1 Os principais objetivos de um plano de contas estão ligados à importância da uniformização dos relatórios contábeis e à flexibilidade que cada entidade tem em estruturar seu plano de contas de acordo com seu porte (pequena, média ou grande) e com a atividade que desenvolve (prestadora de serviços, comércio ou indústria).
2 No plano de contas, existe a classificação das contas em: contas sintéticas e contas analíticas. As contas sintéticas não recebem lançamentos, são contas que totalizam os saldos das contas analíticas. Já as contas analíticas recebem lançamentos por meio dos registros dos fatos.
3 A Figura 6.1 apresenta um modelo de Plano de Contas de uma Empresa Comercial.
4