TABALHO DE INTERVENCAO PRONTO
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
ORIENTAÇÕES PARA O ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II
Coordenador do curso: Prof.ª Adarly Rosana Moreira Goes
2014/2
Produção textual avaliativa pertinente ao Estágio Curricular Obrigatório II
PROJETO DE AÇÃO
Os benefícios da pratica da atividade física para a saúde mental
1. APRESENTAÇÃO
O município de Santo Estevão possui como referência em Saúde Mental o CAPS I (Centro de Atenção Psicossocial) Dr° Maria Quitéria Mascarenhas Oliveira, que objetiva atender casos de pessoas que receberam alta de hospitais psiquiátricos (egressos) ou pessoas, que não tendo sido internados, apresentam no momento, um quadro grave e necessitam de acompanhamento intensivo, semi-intensivo ou não-intensivo, porem que possa ser tratado em regime de atenção dia.
O CAPS I Dr° Maria Quitéria possui uma equipe multifuncional com atendimento em psicologia, enfermagem, terapia ocupacional, psiquiatria, serviço social com a missão de atender os usuários respeitando os direitos inerentes a pessoa humana por meio da ética e o compromisso profissional, facultando o desenvolvimento físico, mental e social.
O estágio proporcionou a avaliar a demanda da instituição, através da observação das atividades realizadas, e as necessidades do usuário. O projeto proporciona motivação para cuidar da saúde mental considerando como um processo de aprendizagem para alta estima. Neste sentido, o projeto de ação, tem objetivo de desenvolver ações socioeducativas direcionadas aos pacientes da instituição, através de realização da pratica da atividade física.
A atividade física é uma estratégia fundamental para a promoção da saúde, o indivíduo com o diagnóstico de algum transtorno mental, o exercício aeróbico de moderado ou intenso realizado por cerca de 20-60 minutos, três ou mais vezes por semana pode resultar em significativos benefícios psicológicos. Esta intensidade de exercício