Súde pública no brasil
A saúde pública centra sua ação a partir da óptica visual do Estado com os interesses que ele representa nas distintas formas de organização social e política das populações. Na concepção mais tradicional, é a aplicação de conhecimentos (médicos ou não), com o objetivo de organizar sistemas e serviços de saúde, atuar em fatores condicionantes e determinantes do processo saúdedoença controlando a incidência de doenças nas populações através de ações de vigilância e intervenções governamentais. Não deve ser confundida com o conceito mais amplo de saúde coletiva.
A saúde publica no Brasil hoje é preocupante,o que leva os cidadãos a recorrer a saúde privada ou planos de saúde. A baixa qualidade no atendimento e o excesso de paciente pra uma estrutura que não atende a todos leva a tal. O número de usuários da rede de saúde pública está com sobrecarga de cerca de 30% em relação ao número estimado que seria possível atender sem grandes filas de espera.
O agendamento de consultas em postos de saúde chega ser desesperador: algumas só podem ser agendadas para até 6 meses, e muitos exames sequer são disponíveis. Os hospitais públicos padecem por falta de recurso.E enquanto os pacientes do SUS agonizam nas filas, unidades federais de saúde desativam leitos. Um exemplo em Minas, aparelhos modernos esperam por profissionais para operá-los.
De um lado filas enormes,
Do outro, aparelhos modernos parados...
Na tentativa de amenizar os problemas da saúde pública no Brasil, os políticos deram novos nomes pra serviços já existentes, como o AMA ou mutirões, mas não mantêm o foco no bem estar da população ou na melhora do atendimento. É bem comum principalmente nas metrópoles brasileiras ,que os pacientes morram na fila na espera por tratamentos,transplantes e até consultas. Uma triste realidade que tendem á piorar.
E ao mesmo tempo que avança no sistema de saúde, com destaque na área de oncologia, transplante,