Só resta a esperança
FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS
BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL
FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO SERVIÇOSOCIAL II
ÉTICA PROFISSIONAL E SERVIÇO SOCIAL
FILME: SÓ RESTA A ESPERANÇA
ANALÍSE DO MODELO DE INTERVENÇÃO PROFISSIONAL
Leonardo Honorato de Sousa1
O filme conta a história de uma família que foi desestruturada após a morte da mulher de Elmer Jakcson decorrida de uma grave doença. Ao se deparar com o cenário de quatros filhos para sustentar no contexto da depressão americana, ele busca ajuda no departamento de Serviço Social da cidade onde encontra uma assistente social que têm uma atuação totalmente positivista-funcionalista característico daquele período, e propõem ao Pai que entregue as crianças ao Estado.
Contrariamente a essa decisão o pai das quatro crianças pede outra solução para resolver o problema. A assistente social manda uma babá para cuidar dos filhos, porém a mesma não cumpre seu papel e é expulsa Elmer Jakcson, evidencia-se que ação do Estado nessa perspectiva é oferecer o mínimo de garantias para a família, visto que não há o acompanhamento da assistência social nem o interesse em contribuir para a estruturação familiar sem a presença da mãe. Ao constatar a falta de condições para manutenção da família, através da comprovação que as crianças ficavam sozinhas enquanto o pai trabalhava a assistente social consegue retirar a guarda das crianças do Pai, contrariando a orientação do 2código de ética (1965) que diz:
Art 6º - O assistente social deve zelar pela família, grupo natural para o desenvolvimento da pessoa humana base essencial da sociedade, defendendo a prioridade dos seus direitos e encorajando as medidas que favoreçam a sua estabilidade e integridade.
A intervenção profissional baseia-se na harmonização dos problemas sociais com enfoque no sujeito e não no problema, tal ação causa a desestruturação da família com a separação do Pai dos seus Filhos. Outro elemento que agrava