Introdução a engenharia civil
É o ramo da engenharia que projeta, gerencia e executa obras como casas, edifícios, pontes, viadutos, estradas, barragens, canais e portos. O engenheiro civil projeta, gerencia e acompanha todas as etapas de uma construção ou reforma. Sua atuação inclui a análise das características do solo, o estudo da insolação e da ventilação do local e a definição dos tipos de fundação. Com base nesses dados, o profissional desenvolve o projeto, especificando as redes de instalações elétricas, hidráulicas e de saneamento do edifício e definindo o material que será usado. No canteiro de obras, chefia as equipes de trabalho, supervisionando prazos, custos, padrões de qualidade e de segurança. Cabe a ele garantir a estabilidade e a segurança da edificação, calculando os efeitos dos ventos e das mudanças de temperatura na resistência dos materiais usados na construção. Esse profissional também pode dedicar-se à administração de recursos prediais, gerenciando a infraestrutura e a ocupação de um edifício. http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/engenharia-producao/engenharia-civil-685209.shtml Ênfases
Construção Civil - destaca a atuação na gestão, implantação e controle de obras civis, utilizando conceitos da construção em geral, valorizando a preservação ambiental e a racionalização de consumo energético; atuação também em atividades de planejamento urbano e projeto do traçado urbano e integração da rede urbana de serviços e infraestrutura.
Geotecnia - destaca a atuação em problemas relativos a aterros, barragens, estabilidade de taludes, geologia para engenheiros, geotecnia ambiental, geotecnia rodoviária, fundações, investigações de campo e laboratório, mecânica das rochas e engenharia dos maciços rochosos, obras de terra e obras subterrâneas, túneis e escavações. (Conhecimentos básicos sobre o comportamento do solo tanto como material de suporte para obras de engenharia, como material de construção).
Transportes - destaca a atuação