Síntese e Identificação dos Compostos Orgânicos 1
O ponto de fusão e ebulição são, respectivamente, as temperaturas em que os materiais passam do estado sólido para o líquido e do estado líquido para o gasoso ou a temperatura máxima em que a substância pode permanecer nesse estado físico em uma determinada pressão.
A determinação do ponto de fusão (PF) pode ser feita através de um aparelho medidor de ponto de fusão ou através do banho em um líquido de PF maior que o da substância a ser analisada. Para esse experimento, optou-se por usar o aparelho medidor de PF. O ponto de ebulição (PE) também pode ser determinado através do banho da substância em outra de PE mais elevado, esse foi o método utilizado nesse experimento.
Essas constantes físicas permitem estabelecer qualitativamente as condições de pureza de uma substância, pois misturas não apresentam uma temperatura constante na mudança de estado físico, mas sim uma faixa de fusão e ebulição. As exceções a essa regra são as misturas eutéticas e azeotrópicas. Misturas eutéticas apresentam ponto de fusão com temperatura constante e faixa de ebulição. As misturas azeotrópicas, pelo contrário, apresentam faixa de fusão e ponto de ebulição com temperatura constante.
Objetivos
Determinar o ponto de fusão e o de ebulição de algumas substâncias orgânicas, usando medidores de PF e banho de glicerina para PE de solventes orgânicos.
Parte Experimental (Métodos)
Para determinação do ponto de fusão em medidor de PF precisou-se que a amostra do sólido estivesse finamente dividida. Então, triturou-se a amostra usando almofariz e pistilo. Fechou-se uma extremidade de um capilar em chama, no qual foi introduzida e compactada a amostra. A compactação foi feita colocando o capilar com a amostra na extremidade superior de uma vareta de vidro e deixando-a cair até a bancada. O capilar co a substância compactada foi identificado e introduzido no medidor de PF. Foi observada a temperatura de início e final da fusão.
Para determinação do pondo de